+55 (043) 3252-1760
·
atendimento@fonsattifranzin.com.br
·
Seg - Sex 08:00-18:00
Contate-nos

CONTROLADORIA JURÍDICA

Ultimamente muito se houve falar sobre Controladoria Jurídica, mas poucos sabem exatamente como ela funciona e qual a sua finalidade.

Você sabe o que é a Controladoria Jurídica?

É um departamento de implantação e otimização de procedimentos, que tem como objetivo a análise dos procedimentos de uma banca jurídica. Tem ainda como escopo a assunção de atividades administrativas realizadas pelos advogados, de forma a padronizar condutas. É um departamento indispensável na gestão e automação operacional dos escritórios, melhorando os procedimentos internos em busca de maior qualidade, redução de riscos, melhores resultados e gerando um resultado de transparência e compliance jurídica aos clientes.

Como esse setor funciona?

O setor estipula os critérios de padronização e parametrização de procedimentos, os quais todos os integrantes do escritório devem seguir, a fim de que não tenham dúvidas ou conflito de informações. A rotina da Controladoria contempla desde a parte operacional (gestão de prazos; obtenção de documentos; digitalizações, dentre outros) bem como a parte estratégica (impulsionamento de demanda; segmentação de processo; elaboração de apontadores, índices e estatísticas; etc).

Para que ela serve?

Gerar apontadores que contribuam para a gestão interna e externa do escritório. A gestão interna se vincula com os resultados da equipe, ajustes dos pontos negativos e potenciar os aspectos positivos. A gestão externa tem o condão de apresentar relatórios individualizados e exclusivos a cada cliente, de acordo com seu anseio e necessidade.

E qual o resultado?

Diante das funções e trabalhos desempenhados pela Controladoria Jurídica, a produtividade e qualidade do setor jurídico aumentam, devido à organização e eficiência dos procedimentos internos, e, com isso, o cliente tem um atendimento mais efetivo e criterioso.

Então…

A Controladoria Jurídica tem importância fundamental, não só na solidificação da qualidade de um escritório, mas também para demonstrar ao cliente o tratamento conferido pelo escritório ao sua carteira de processos e aos pareceres jurídicos ofertados.


Danielle Fernandes
Controladoria Jurídica

Posso ajudar?